24.6.08

Rede transnacional

in Jornal Público

75 pessoas faziam entrar ilegalmente curdos iraquianos em oito países europeus: Alemanha, Grécia, Irlanda, Noruega, Holanda, Suécia, Reino Unido e França


Uma operação policial conduzida em simultâneo em vários países europeus conduziu à detenção de 75 suspeitos de pertencerem a uma rede de tráfico humano, que transportava maioritariamente curdos iraquianos para países da União Europeia.
A Europol disse que o desmantelamento desta rede, cujo alegado líder é um iraquiano de 28 anos, que vivia em Wuppertal, Alemanha, foi uma das maiores acções de sempre contra o tráfico de seres humanos.

Os 75 suspeitos foram detidos na sequência de investigações na Bélgica, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Noruega, Holanda, Suécia e Reino Unido. Intitulada Operação Bagdad, mobilizou 1300 agentes e foi coordenada em conjunto pela Europol e pela Eurojust.

A maior parte das detenções ocorreu em França. "Todos os suspeitos estarão envolvidos no contrabando clandestino de um grande número de imigrantes ilegais para a União Europeia e dentro da UE", refere um comunicado daquelas agências, citado pelo site da televisão britânica BBC.

Constituída maioritariamente por iraquianos, mas também por nacionais da Turquia e de Marrocos, a rede recebia entre 6500 e 13 mil euros para transportar imigrantes iraquianos para a UE.

Os imigrantes viajavam clandestinamente escondidos em carros, caravanas de campismo, barcos ou mesmo avião e entravam na UE através da Turquia, de acordo com as duas organizações.

Além de curdos iraquianos, a rede transportava ainda imigrantes ilegais do Afeganistão, Bangladesh, China e Turquia.