31.7.08

Hip hop na luta contra a pobreza

Sofia Canelas de Castro, in Correio da Manhã

É um desafio e um convite à criatividade de rappers e de graffiters: a Fundação Filos – em parceria com o CM, a RTP e a Antena 3 – apresenta hoje, no Porto, um concurso aliciante que busca novos talentos nas áreas do rap e dos graffiti.

Sob o tema da exclusão/inclusão social, a iniciativa ‘Hip Hop Pobreza Stop!’ arranca agora e, até 31 de Agosto, aguarda candidaturas de jovens com idade superior a 14 anos. Objectivo? Descobrir novos talentos e, "através de linguagens alternativas, perceber interpretações distintas sobre o que é a pobreza e, assim, reformular respostas sociais", explica o padre José Maia, da Fundação Filos.

"Há uma grande dificuldade em perceber aquela que denomino de linguagem das margens", acrescenta José Maia, esperançado em que as propostas artísticas possam contribuir para, "por outros meios, perceber melhor os problemas da sociedade".

Os 12 finalistas, de uma pré-lista de 30 seleccionados (dez por zona geográfica: Norte, Centro e Sul), serão revelados a 20 de Setembro, após uma votação on-line. A iniciativa culmina a 17 de Outubro – Dia Internacional da Erradicação da Pobreza –, no Pavilhão Multiusos de Gondomar, espaço que receberá as artes a concurso. "Pode ser que estes jovens nos dêem a senha de um novo tempo que aí vem", conclui José Maia.

O espectáculo, que englobará as vertentes de rap e de graffiti, será exibido pela RTP.

Depoimentos

"PORTUGAL PRECISA DE UMA NOVA REVOLUÇÃO" (José Maia, Pres. Fundação Filos)
Queremos promover um grande concurso onde linguagens próprias e alternativas nos mostrem como as pessoas percepcionam e interpretam o que é a pobreza. Portugal está a precisar de uma nova revolução e temos de resgatar a sociedade civil ao Estado.

"COMBATE À EXCLUSÃO É TAMBÉM CAUSA DO CM" (Isabel Rodrigues, Dir. Mark. CM)
Esta é uma excelente ideia do padre Maia e da Fundação Filos à qual o CM não podelria deixar de se associar, até pelos motivos que a presidem. O combate à exclusão social é também uma das causas pelas quais o jornal se bate no sentido de denunciar e favorecer a inclusão social.

"CHAMAR A ATENÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA" (José Fragoso, Dir. Programas RTP)
Este concurso tem uma mensagem indispensável para chamar a atenção da opinião pública para questões sociais que merecem discussão. E esperamos fazer um bom programa, no final, através de um espectáculo visualmente atraente, pleno de diversidade e juventude.