in Diário de Notícias
Brasileiros. Comunidade reforça característica de mais numerosa em Portugal
SEF em Movimento dá 21 títulos de residência no Bairro da Cova da Moura
A nova lei da imigração, em vigor desde 4 de Julho de 2007, permitiu a regularização de 12 mil pessoas, disse ontem o secretário de Estado adjunto e da Administração Interna, José Magalhães. O governante falava durante uma visita ao bairro da Cova da Moura, onde o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras entregou 21 títulos de residência, uma iniciativa do programa SEF em Movimento dirigida a quem não se pode deslocar.O director-geral adjunto do SEF, Francisco Marques Alves, precisou à agência Lusa que as cerca de 12.000 legalizações, predominantemente de brasileiros, foram feitas, a título excepcional, ao abrigado artigo 88. Este permite a legalização dos cidadãos que entraram em Portugal de forma legal, trabalham e paguem segurança social.
José Magalhães acrescentou estar preocupado com a situação legal das crianças e anunciou o lançamento de uma campanha para alertar as famílias que os filhos podem ser legalizadas. Por exemplo, têm autorização de residência desde que frequentem o ensino nacional.
O programa "SEF em Movimento" destina-se a pessoas com mobilidade reduzida ou mães com filhos pequenos que tenham dificuldade em deslocar-se aos serviços. A iniciativa também foi acompanhada pelo ministro da Administração Interna, Rui Pereira. O projecto já se concretizou na legalização de perto de 3000 pessoas, com destaque para a comunidade brasileira, a mais numerosa em Portugal. O SEF trabalha com a colaboração de instituições e associações que previamente identificam os casos.