28.7.08

70 milhões para apoio a idosos

João Paulo Mendes, in Diário de Notícias

Casa Sénior. Primeira unidade abre em Setembro


O grupo Trofa Saúde, em parceria com a Wellness & Healthcare Consulting, lançou no mercado a marca Sãnior, com serviços e soluções na prestação de cuidados para os mais idosos. Até 2010, os promotores vão investir 70 milhões de euros na construção de 11 unidades, num total de 800 camas de Norte a Sul do País.

O projecto, a que deram nome de Casa Sénior, engloba uma rede de unidades residenciais, um serviço de cuidados domiciliários e uma rede de lojas para venda de produtos destinados aos mais velhos. "O objectivo deste projecto é a prestação de um serviço integrado de qualidade capaz de responder a todas as necessidades do sénior, contribuir para uma vida com qualidade, desenvolver, prevenir ou reabilitar capacidades que permitam a autonomia e promover uma senioridade activa, participativa e de qualidade", explica a equipa liderada por José Vilanova.

A nova marca Sãnior irá estrear- -se com a abertura da unidade residencial de Alfena, em Setembro, seguindo-se até ao final do ano mais duas unidades em Guimarães e em Fafe. Ao todo, representam uma oferta de 300 camas, num investimento de 20 milhões de euros.

Depois, numa segunda fase, a rede deverá abranger todo o território continental com quatro unidades em Braga, duas no Porto, uma em Bragança e outra em Faro. São mais 500 camas, num investimento previsto de 50 milhões de euros. A rede de unidades residenciais abrange diversas tipologias: Sãnior Active House (suite residência com acompanhamento 24 horas), Sãnior House (apartamento individual com acompanhamento 24 horas), Sãnior Day Care (acolhimento diário de seniores sem dependência), Sãnior Home Care (apoio domiciliário a seniores) e Sãnior Hotel (hotel com acompanhamento para estada temporária ou fins-de-semana). As unidades disporão de várias valências médicasParalelamente, a Sãnior irá gerir uma rede de prestação de cuidados de apoio domiciliário, preparada para trabalhar a nível nacional, e uma rede de lojas por todo o País.