30.7.08

Mais cinco embarcações com imigrantes de África

in Jornal de Notícias

Espanha testemunhou esta terça-feira uma nova vaga de imigração clandestina por mar, com a interceptação de cinco embarcações em diferentes locais do Sul do país e nas Canárias, com um total de 100 imigrantes do continente africano.

Na ilha El Hierro (Canárias), situada a oeste de Marrocos, uma embarcação com 56 imigrantes originários da África subsariana foi retida e três dos ocupantes foram hospitalizados por hipotermia (baixa temperatura do corpo).

Outro dos casos aconteceu perto de Cádiz, onde um barco com cerca de 30 imigrantes foi interceptado pela Guarda Civil espanhola quando tentava ancorar. A algumas milhas da costa de Almeria, também no Sul do país, foi recuperado um cadáver que poderá ser proveniente de outra embarcação com imigrantes clandestinos.

As entradas de imigrantes clandestinos africanos através da costa sul espanhola e das Canárias têm vindo a aumentar nas últimas semanas, bem como os registos de mortes destas travessias que são feitas sem qualquer tipo de segurança.

No início do mês, quatro corpos foram descobertos a bordo de um barco que transportava 55 pessoas, na maioria em estado debilitado, na ilha de La Gomera (Canárias). Duas dessas pessoas acabariam por morrer.

Anteriormente, cerca de 30 imigrantes africanos, incluindo nove crianças que viajam com a mãe, morreram no Mediterrâneo devido às más condições climatéricas.