in RR
Quanto ao comércio electrónico, 13% já faz encomendas online, o que representa um crescimento médio anual de 20% desde 2008 até 2012.
Dois terços das famílias portuguesas utilizam computador e acedem à internet, sendo que mais de 90% dos jovens entre os 10 e os 15 anos já navega na internet e usa telemóvel.
66% das famílias têm acesso a computador em casa e 61% dispõem de ligação à internet. São conclusões do Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Famílias elaborado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O INE adianta ainda que 60% pessoas dos 16 aos 74 anos utilizam Internet, 35% das quais fazem-no em mobilidade, ou seja, fora de casa e do local de trabalho, o que significa mais cinco pontos percentuais que no ano passado.
O computador portátil é o equipamento mais utilizado nesta modalidade de acesso, sendo referido por 27% de utilizadores, seguido pelo telemóvel, na ordem dos 21%.
As pessoas que usam o telemóvel para aceder à internet em mobilidade usam-no essencialmente para trocar e-mails (70%), participar em redes sociais (63%) e para ler ou fazer “download” de notícias online, jornais ou revistas (54%), refere o Instituto.
Quanto ao comércio electrónico, 13% já faz encomendas pela Internet, o que representa um crescimento médio anual de 20% desde 2008 até 2012.