3.7.08

Combate à pobreza em destaque

in Rádio Renascença

É preciso estabelecer um limiar para a pobreza e avaliar as políticas destinadas a combater este flagelo. A proposta foi feita, esta tarde, na Assembleia da República por todos os partidos políticos.

Foi durante um debate no Parlamento, na sequência de uma petição entregue pela Comissão Nacional Justiça e Paz. O projecto será votado amanhã.A aprovação deste projecto está, portanto, garantida, já que todos os partidos estão de acordo nesta matéria.

Apesar da unanimidades, o Governo não deixou de ouvir as criticas, à direita e à esquerda, pela falta de medidas de combate à pobreza.Pedro Mota Soares, do CDS-PP, diz que ainda há muito a fazer “nas pensões de reforma, no voluntariado, na inclusão e na formação”.A bancada do PS lembrou medidas já tomadas como o complemento solidário para idosos ou o reforço do rendimento social de inserção.Jorge Machado, do PCP, contrapôs, dizendo que “a culpa não é só da conjuntura internacional (…) é das políticas e medidas dos sucessivos governos (…)”.

Helena Pinto, do Bloco de Esquerda, deixou o recado: “este desafio e este compromisso que a Assembleia agora assume tem tudo a ver com a defesa dos direitas humanos, não abdicaremos de insistir em políticas públicas eficazes, que sirvam para erradicar a pobreza”.