3.7.20

EAPN: Semana da Interculturalidade destacou dia do cigano

in Reconquista
https://www.reconquista.pt/articles/eapn-semana-da-interculturalidade-destacou-dia-do-cigano

Na Semana da Interculturalidade, foi celebrado, a 24 de junho, o Dia Nacional da Comunidade Cigana, através de um mostra gastronómica e danças.

No decorrer da Semana da Interculturalidade, foi celebrado, a 24 de junho, o Dia Nacional da Comunidade Cigana, através de um mostra gastronómica e danças, atividades registadas em vídeo, tal como Reconquista havia noticiado.

Sob o lema: "O sonho da Igualdade só cresce no terreno do Respeito pela Igualdade", foi o mote para a Mostra Gastronómica e Danças Inclusivas - Igualdade e Respeito pela Diferença e pela Diversidade, nome dado ao vídeo que traduz esta ação, promovida pelo Núcleo Distrital de Castelo Branco da Rede Europeia Anti Pobreza – EAPN, o Alto Comissariado para as Migrações - ACM, o Gabinete de Ação Social, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrante – CLAIM, o Centro de Migrações da Câmara Municipal do Fundão, o Matriz 7G (Programa Escolhas) e a Cáritas Interparoquial de Castelo Branco em parceria com a Junta de Freguesia de Castelo Branco.

No vídeo, duas mulheres da comunidade cigana, uma emigrante venezuelana e uma pessoa refugiada da Síria cozinharam pratos típicos, que caracterizam as suas culturas. O vídeo termina com algumas jovens africanas, apoiada pelo Programa Escolhas Matriz 7G, a fazer uma demonstração das suas danças.