3.7.20

Projeto PsicoCuidar pede colaboração de cuidadores

Por Revista Dignus 

O Núcleo Distrital de Santarém da EAPN Portugal é parceiro da Alzheimer Portugal no Projeto PsicoCuidar – “Unidade Itinerante de capacitação, diagnóstico, apoio e intervenção psicossocial nas demências”.

O Núcleo do Ribatejo da Associação Alzheimer Portugal foi premiado com o Projeto BPI Rural 2020 designado por “PsicoCuidar – Unidade Itinerante de capacitação, diagnóstico, apoio e intervenção psicossocial nas Demências”.

Este é um projeto-piloto que se distingue pela sua itinerância e resposta de proximidade a freguesias do Distrito de Santarém. Irá ser criada uma unidade móvel de intervenção psicossocial nas demências que intervirá nas áreas de capacitação, diagnóstico e apoio psicossocial.

De forma a compreender e caracterizar a realidade das pessoas com demência e dos seus cuidadores familiares que residem em zonas rurais, o grupo elaborou, em parceria com a EAPN Portugal (Rede Europeia Anti-Pobreza), um questionário de diagnóstico social, cujos resultados permitirão realizar algumas recomendações junto de diversas entidades públicas.

Os cuidadores poderão aceder e preencher o questionário através do seguinte link:
https://forms.gle/qt5PH36sosq35b8G6

ou poderão manifestar o seu interesse em participar, ligando para o Núcleo do Ribatejo através do número 243 000 087 ou 962 906 313. Os técnicos do Núcleo do Ribatejo poderão aplicar o questionário por telefone a todos os cuidadores que não tenham recursos digitais.

O preenchimento do questionário tem a duração aproximada de 20 minutos.

“Contamos consigo, para chegar aos familiares das pessoas com demência do nosso Distrito, dando-lhes voz e espaço para afirmarem as suas necessidades”.

Ser cuidador de uma pessoa com demência não é fácil. Viver nas zonas de província e mais rurais pode ser um desafio no acesso a cuidados para as pessoas com demência e os seus familiares.