19.9.08

Anti-semitismo cresce a par da islamofobia na Europa, diz inquérito norte-americano

in Jornal Público

Estudo do Pew Research Center mostra que Espanha é o país que mais discrimina tanto judeus como muçulmanos


O anti-semitismo e a islamofobia estão a crescer na Europa, com a Espanha a liderar em ambas as categorias - 46 por cento dos espanhóis são anti--semitas, 52 por cento islamofóbicos, segundo o inquérito do norte-americano Pew Research Centre.

A opinião em relação aos muçulmanos é de um modo global mais negativa: seguem-se aos espanhóis 50 por cento dos alemães, 46 por cento dos polacos e 38 por cento dos franceses com opiniões negativas dos muçulmanos. Os judeus recebem mais desconfiança também em Espanha (46 por cento), Rússia (34 por cento) e Polónia (36 por cento), seguindo-se a Alemanha (25 por cento) e a França (20 por cento).

A excepção ao aumento generalizado de atitudes anti-semíticas na Europa foi a Grã-Bretanha, onde nove por cento expressam opiniões negativas dos judeus (23 por cento dos muçulmanos; antes dos atentados de 7 de Julho de 2005 era, segundo outro estudo do Pew, 14 por cento).

Apesar do número de atitudes negativas ser maior em relação aos muçulmanos nos países da Europa, "há uma clara relação entre atitudes anti-semitas e antimuçulmanas: públicos que vêem os judeus desfavoravelmente também tendem a ver os muçulmanos de modo negativo".

"Algumas pessoas bem intencionadas estão obcecadas com conflitos entre religiões. No entanto, o conflito real é entre os intolerantes e nós, os que não são", comentou, reagindo ao relatório, o secretário-geral do Conselho da Europa, Terry Davis. "A maior parte do preconceito é baseado na estupidez, mas isso não é justificação para a complacência. Todos esses sentimentos são usados por extremistas de todos os lados", continuou.

Terry Davis sublinha ainda que o aumento da intolerância é um fenómeno que acontece em toda a Europa. "No que toca ao ódio pelos que são diferentes, não há uma divisão Este--Oeste."

O responsável aponta, no entanto, um ponto positivo. "O inquérito identifica a maneira mais eficaz de mudar esta tendência preocupante - a educação", e anunciou o lançamento de "uma nova fase da campanha anti-discriminação todos diferentes todos iguais". M.J.G.

52
por cento dos espanhóis desconfiam dos muçulmanos; 48 por cento dos judeus

2006
é o ano em que o sentimento anti-semita aumenta na maioria dos países. O sentimento antimuçulmano é mais generalizado, mas sofreu um menor aumento, e desceu até na Espanha, na Alemanha e na Rússia

1
em cada dez franceses diz ser muito religioso, tornando o país o mais secular do estudo