in Jornal Público
O desemprego desceu 0,5 por cento em Agosto, face ao mesmo mês do ano passado, mas subiu 2,1 por cento em relação ao mês de Julho, divulgou ontem o Instituto do Emprego e Formação Profissional.
De acordo com a informação mensal do mercado de emprego do IEFP, no final do mês de Agosto estavam inscritos nos Centros de Emprego 389.944 desempregados, o que corresponde a menos 2094 incrições em termos homólogos e a mais 8168 relativamente ao mês de Julho.
A descida do desemprego em termos homólogos verificou-se nas mulheres (menos 1 por cento), dado que nos homens a variação foi positiva (mais 1 por cento).
A procura de um novo emprego - situação que abrangia a maioria dos desempregados (91,3 por cento) - registou uma redução de 0,3 por cento, face a Agosto do ano passado, enquanto a procura de primeiro emprego teve uma redução de 3 por cento.
Do total de incritos, 60,8 por cento estavam registados nos centros de emprego há menos de um ano (desemprego de curta duração) e 39,2 por cento há um ano ou mais (longa duração).
Em termos homólogos o desemprego de longa duração diminuiu 6,3 por cento, enquanto o desemprego de curta duração aumentou 3,6 por cento. O decréscimo anual do desemprego registou-se em cinco das sete regiões do país.