30.9.08

Sete em cada dez idosos estão mal nutridos

in Jornal de Notícias

Sete em cada dez pessoas com mais de 65 anos estão mal nutridas em Portugal, segundo um estudo que será divulgado quarta-feira, que indica ainda que 48 por cento dos idosos rastreados em lares e hospitais registaram perdas de peso superiores a dez por cento nos últimos três a seis meses.

Segundo o estudo NutriAction2008, que será divulgado na Associação Nacional de Farmácias a propósito do Dia Mundial do Idoso, que se assinala quarta-feira, 70 por cento dos idosos rastreados em hospitais e lares registaram perdas de peso superiores a cinco por cento entre os últimos três a seis meses, enquanto para 48 por cento as perdas foram superiores a 10 por cento do seu peso.

O índice de massa corporal dos inquiridos apontava para "peso normal" em 49,5 por cento dos casos, "excesso de peso" em 17,9 por cento e baixo peso em 32,6 por cento dos idosos rastreados.

"São os indivíduos com baixo peso aqueles que, em maior percentagem, tiveram uma perda de peso superior a cinco ou dez por cento, nos últimos três a seis meses, independentemente do local do rastreio", concluiu o documento.

Ainda assim, 18 por cento dos inquiridos afirmaram já ter recebido terapêutica nutricional, em 43 por cento dos casos aconselhada pelo médico e em 36 por cento das situações recomendada por um dietista/nutricionista.

Questionados sobre a qualidade de alimentos que ingerem de prato de refeição principal, cerca de metade dos inquiridos afirma comer metade dos alimentos.

O estudo decorreu entre Março e Junho e envolveu 2.221 indivíduos com 65 anos ou mais, rastreados em farmácias, lares e hospitais.

As projecções do Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam que em 2046 a proporção de população jovem reduzir-se-á 13 por cento e a população idosa aumentará dos actuais 17,2 por cento para 31 por cento.

Segundo o INE, o processo de envelhecimento da população portuguesa expresso no índice de envelhecimento - que é hoje de 112 idosos por cada 100 jovens - aumentará em 2046 para 238 pessoas com mais de 65 anos, por cada 100 pessoas até aos 14 anos.

Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que nos próximos 20 anos aumente em 300 por cento as necessidades de cuidados de saúde dos idosos. Em Portugal, o Programa Nacional de Saúde para as Pessoas Idosas estima que, em 2050, 1/3 da população estará acima dos 65 anos.