22.9.08

Três mil caminharam pela igualdade

Liliana Costa, in Jornal de Notícias

Mais de três mil pessoas, mais do dobro do que no ano de estreia, participaram,este domingo, na caminhada denominada "Pessoas Diferentes, Direitos Iguais", promovida pela Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães.

A acção de cariz solidário e de lazer contou ainda com uma minimaratona, na distância de oito mil metros, e uma corrida em cadeiras-de-rodas, pelas ruas da cidade de Guimarães.

O presidente da APCG, Joaquim Oliveira, realçou que mais do que o encaixe financeiro (cada inscrição rendeu cinco euros), a iniciativa é uma oportunidade de convívio e um desafio à prática de exercício físico, em nome da integração dos cidadãos portadores de deficiência.

"O peso desta iniciativa no orçamento da instituição não é o que mais importa, mas antes a oportunidade de convívio, como se pode ver", destacou o responsável.

Este ano, o número de participantes mais do que duplicou, atingindo três mil participantes. Um crescimento que muito se deve ao facto de o percurso ter passado de Penselo para o centro da cidade, ligando o Campo de S. Mamede e o Estádio D. Afonso Henriques.

"Contamos com a colaboração da Câmara Municipal para fechar algumas ruas ao trânsito e não tenho dúvidas de que a passagem para a cidade resultou numa maior adesão", disse, reafirmando a intenção de repetir a iniciativa nos próximos anos, com o modelo semelhante ao deste ano.

O presidente do Vitória de Guimarães, Emílio Macedo da Silva, ajudou a dar mediatismo à iniciativa, para a qual estava anunciada também a participação do treinador Manuel Cajuda e Aurora Cunha, mas que não puderam estar presentes.

"Estou muito feliz por estar aqui. É muito importante apoiar instituições como esta quando elas precisam e esta é uma oportunidade fantástica", afirmou, no final da caminhada de quatro mil metros, o presidente do Vitória de Guimarães.

A APCG está sediada na freguesia de Penselo, e acolhe utentes em lar residencial e no centro de actividades ocupacionais e dá tratamento a mais de 200 crianças com paralisia cerebral, oriundas de cinco concelhos: Guimarães, Vizela, Felgueiras, Fafe e Celorico de Basto.