21.9.08

População envelhece um ano a cada cinco que passam

in Jornal Público

A demografia portuguesa tem tido uma evolução "preocupante" nos últimos 30 anos e, se nada for feito, a idade média da população continuará a subir linearmente cerca de um ano em cada cinco anos.

Esta é a conclusão de um estudo de projecção demográfica elaborado pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), que será divulgado a 27 de Setembro no seminário Inverno demográfico: o problema. Que respostas?, a realizar na Assembleia da República.

Em declarações à agência Lusa, Fernando Ribeiro e Castro, presidente da associação, recorda que a população portuguesa continua a envelhecer a um ritmo "mais do que preocupante", sublinhando que está na "hora de o Governo tomar medidas para inverter esta tendência, sob pena de irmos pagar um preço muito alto no futuro próximo".
Para a APFN, o envelhecimento da população pode ser travado através de uma política que permita às famílias terem os filhos que desejam sem que por isso sejam penalizadas, o que levará a que o Índice Sintético de Fertilidade (número médio de filhos por mulher em idade fértil) atinja os 2.1. Caso contrário, a situação demográfica agravar-se-á ainda mais, elevando bastante a já grande desproporção entre idosos relativamente a jovens e pessoas em idade activa.

Segundo a APFN, o Índice de Dependência de Idosos (número de idosos por cada 100 pessoas em idade activa) atingirá, segundo o estudo da associação, um máximo de 48 em 2050.

Outro problema reside, acrescentou, no facto de Portugal "continuar a promover o divórcio" em detrimento da promoção da "estabilidade do casamento e dos casais". De entre as medidas "aberrantes" existentes, Fernando Ribeiro e Castro citou o facto de, em sede de IRS, um divorciado poder descontar até 6000 euros por cada filho a cargo, o que é "inadmissível".

Um especialista do Instituto de Política Familiar da Europa, outro da Confederação Europeia de Famílias Numerosas, eurodeputados portugueses, sociólogos e deputados contam-se entre os participantes no seminário, cuja sessão de encerramento será presidida pelo ministro do Trabalho e da Solidariedade Social.