19.9.08

Relatório da Care International mostra que milhares de milhões de ajuda são desperdiçados na luta contra a fome

in Jornal Público

Os países ricos estão a gastar milhares de milhões de libras em ajuda alimentar aos países mais pobres, mas o número de pessoas com fome continua a aumentar - há muito desperdício que se poderia evitar, se se interviesse mais cedo, antes de haver uma crise, diz a associação Care International, com sede em Londres, num relatório ontem divulgado.

A Care pede uma reforma radical - mais trabalho de prevenção, menos respostas de curto prazo para as emergências - antes do encontro de líderes mundiais na próxima semana, em Nova Iorque. A reunião servirá para analisar os progressos feitos na luta contra a fome no mundo, e relativamente aos Objectivos do Milénio de reduzir para metade a pobreza e a fome no mundo. Há 220 milhões de pessoas "à beira da emergência", um número que quase duplicou desde há dois anos, realça a Care.
A organização dá um exemplo de como as verbas podem ser melhor aplicadas: "No Níger, em 2005, teria custado um dólar por dia prevenir a subnutrição infantil, se tivesse havido uma resposta do mundo imediata. Em Julho, custava 80 dólares salvar a vida de uma criança subnutrida."

Até 2015, os líderes mundiais prometeram 100 mil milhões de libras (cerca de 126 mil milhões de euros) para lutar contra emergências alimentares. Mas ao focar-se nas crises, está a descurar-se a prevenção e a aumentar o risco de mais subnutrição e fome. "Os dadores não estão a conseguir dar verbas adequadas para acção preventiva", e cada acção preventiva é crucial para evitar a fome grave.

O relatório fala não só dos dadores como dos países onde as populações sofrem de fome. "Muitas vezes, os governos nacionais demoram a declarar emergência e pedir intervenção", diz ainda a Care International.

O relatório acrescenta que em crises anteriores a ajuda chegou demasiado tarde e era de curto prazo. As pessoas continuaram em situações de pobreza extrema e não conseguiram aguentar a subida de preços dos alimentos.

80
dólares é quanto custa salvar a vida de uma criança no Níger. Em 2005 prevenir a sua subnutrição teria custado 1 dólar