21.9.08

Há 17 milhões com fome no Corno de África

in Jornal Público

Quase 17 milhões de pessoas na região do Corno de África precisam urgentemente de alimentos. O número de pessoas em risco nesta zona quase duplicou desde o início deste ano, alertam as Nações Unidas.

Os stocks de alimentos são particularmente baixos em partes da Etiópia, Eritreia, Somália, no Norte do Quénia e no Uganda, avisou ontem John Holmes, o principal responsável pela ajuda humanitária na ONU. O número de pessoas em risco pode ainda aumentar "à medida que a seca se prolonga", disse.

Holmes diz que são precisos 700 milhões de dólares (490 milhões de euros) de ajuda para impedir uma crise de fome em grande escala. As estimativas das necessidades para este ano são de 1,4 mil milhões de dólares. Falta angariar metade. "Depois deste período podemos precisar de mais fundos - isto não é o fim da história."

A Agência das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) anunciara há dias que, com o aumento dos preços dos alimentos, só em 2007 mais 75 milhões de pessoas engrossaram o número dos que passam fome, que ronda actualmente os 925 milhões. Só nos primeiros sete meses deste ano, os preços subiram 50 por cento.