19.9.08

Programa de realojamentos revela pobreza escondia no passado

in Canal de Notícias do Açores

O secretário regional da Habitação e Equipamentos presidiu, hoje, à cerimónia pública de entrega de 30 apartamentos na Ribeirinha, salientando que Governo e o município têm em curso, no concelho da Ribeira Grande, um programa de realojamentos que abrange 377 famílias.

Esse número revela que havia pobreza tapada nos Açores, uma pobreza que as duas entidades conseguiram destapar, garantindo um tecto a essa pobreza escondida, considerou José Contente, na entrega de habitações contruídas pela Câmara da Ribeira Grande e pelo Governo da República, através do Instituto de Habitação e Reinserção Urbana.

O governante indicou, também, que na legislatura que termina em Outubro foram cedidos mais de mil lotes aos promotores privados para implantação de casas a custos controlados, numa opção “de não esconder as classes pobres de outrora”.

“A postura do Governo em matéria de habitação vai continuar a responder aos que mais precisam e dar respostas, de acordo com os recursos da Região, àqueles que têm rendimentos médios”, assegurou.

O secretário regional da Habitação e Equipamentos referiu-se, ainda, ao anúncio do presidente do Governo, Carlos César, no sentido das novas urbanizações passarem a dispor de equipamentos sociais e colectivos.

Em causa está, nomeadamente, a criação de um espaço multiusos onde as pessoas podem desempenhar as mais variadas actividades, quer ao nível cultural ou religioso, como é o caso do culto ao Divino Espírito Santo, partilhando o convívio em comunidade, explicou.