13.9.08

Preços dos alimentos sobem acima da inflação

Rudolfo Rebêlo, in Diário de Notícias

Consumo. Água, electricidade e gás subiram 3,6%

Promoções de Verão fazem baixar preços no consumidor em Agosto


Os produtos alimentares da mesa portuguesa aumentaram 5,1% entre Agosto do ano passado e o mesmo mês deste ano , enquanto o conjunto dos gastos gerais com a casa, em água, electricidade e gás, subiram 3,6%, bem acima do referencial de inflação média (2,1%), usado pelo Executivo para actualizações salariais durante o corrente ano.

Em geral, os preços subiram 3% desde Agosto do ano passado, com a inflação média - a partir do qual se compara o aumento dos salários - a atingir os 2,8%. Se os funcionários públicos estão a perder dinheiro, o mesmo não sucede com muitos empregados no sector privado. É que, de acordo com os últimos dados oficiais, a contratação colectiva indicava aumentos de 3%, abrangendo, em Junho, pouco mais de um milhão de trabalhadores, 20% da força laboral portuguesa.

Apesar da manutenção da "carestia de vida", os preços caíram 0,5% entre Julho e Agosto, de acordo com os dados ontem divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A queda dos preços deverá estar influenciado pelas promoções de Verão, políticas concorrenciais e por uma menor procura dos consumidores. Assim, em comparação com o ano passado, enquanto a carne estabilizou o preço (-0,1%) a tabela do peixe caiu 0,6%.

O que explica o pulo dos preços da alimentação, se o preço da carne e o peixe desceram? Pressionados pela alta do custo das matérias-primas internacionais, os óleos de cozinha aumentaram 16,4% em apenas um ano. O pão "fermentou" 12% e a fileira do leite, queijo e ovos, 10,5%. Os produtos hortícolas aumentaram 5,7% e, por fim, à laia de sobremesa, a fruta esteve em Agosto 6,8% mais cara.

"Portugal está, no domínio da inflação, a conseguir aguentar o impacte dos desenvolvimentos internacionais, nomeadamente a alta do preço dos combustíveis e outras matérias-primas", declarou o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, ontem, em Nice, França, à margem de uma reunião dos ministros das Finanças da União Europeia, referindo-se à queda de 0,5% dos preços entre Julho e Agosto passado.

Esta semana a Comissão Europeia estimou uma inflação (homóloga) de 3,8% para os 27 Estados em 2008. Com os preços em Agosto a evoluir nos 3%, Portugal é neste momento o país com a segunda mais baixa inflação no seio do grupo. "Penso que esse é um sinal de capacidade da economia portuguesa em resistir a estes choques", acrescentou Teixeira dos Santos.