24.9.08

Número de pessoas em situação de pobreza aumentou 10 por cento

Henrique Barreto, in Correio da Beira Serra

O número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI), que veio substituir o outrora designado Rendimento Mínimo Garantido – instituído no primeiro Governo de António Guterres –, tem vindo a aumentar no concelho de Oliveira do Hospital.

De acordo com os últimos dados estatísticos que o correiodabeiraserra.com solicitou ao Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra, em Julho deste ano, existiam 778 pessoas carenciadas a quem o Estado atribuiu este apoio, num total de 274 agregados familiares.

Comparativamente ao período homólogo de 2007, registou-se um aumento de sensivelmente 10 por cento no número de pessoas e famílias em situação de pobreza.

Este flagelo atinge principalmente duas freguesias: Oliveira do Hospital – onde existem 144 pessoas correspondentes a 43 famílias a receberem o RSI – e Seixo da Beira. Nesta última freguesia, conhecida como aquela que apresenta os piores indicadores de desenvolvimento concelhio, em Julho de 2008 havia 117 beneficiários do RSI, num total de 43 agregados familiares.

Às portas da cidade, S. Paio de Gramaços e Travanca de Lagos, com 50 beneficiários inscritos, são as duas freguesias onde aparentemente existem mais casos de pobreza.

Já na zona do Vale do Alva, a situação mais problemática encontra-se na freguesia de Aldeia das dez, onde cerca de nove por cento da população residente depende do RSI para sobreviver, com 55 beneficiários inscritos.

A freguesia do concelho com menores problemas de pessoas dependentes deste rendimento social de inserção é Meruge, com apenas três beneficiários e dois agregados familiares a receberem o RSI.

Este é um tema que o Correio da Beira Serra desenvolverá com mais detalhes, na sua próxima edição impressa, dia 30 de Setembro.