24.9.08

Políticas sociais e ambientais marcam regresso de José Sócrates ao Parlamento

Joana Ferreira da Costa, in Jornal Público

O primeiro debate da nova sessão legislativa vai ser lançado pelos Verdes. O PS quer falar de educação


O primeiro-ministro, José Sócrates, regressa hoje à Assembleia da República para o primeiro debate quinzenal da nova sessão legislativa. Em cima da mesa vão estar as políticas sociais, ambientais e económicas, com a oposição a não querer deixar cair outros temas como a segurança e administração interna ou a situação internacional.
É o Partido Ecologista "Os Verdes" que hoje lança o debate no plenário, questionando o primeiro-ministro com os resultados das políticas sociais e ambientais do Governo.

"Vamos confrontar o primeiro-ministro com algumas medidas que, no decurso da legislatura, veio anunciar com pompa e circunstância na Assembleia da República e que hoje, conhecendo os resultados, vemos que ficaram muito aquém dos objectivos traçados pelo Governo", explicou ontem a líder parlamentar d'"Os Verdes", Heloísa Apolónia. "O primeiro-ministro vive à base de propaganda e deve ser confrontado com a realidade."

Nem os ecologistas nem os restantes partidos quiseram ontem abrir o jogo sobre as questões concretas que colocarão a José Sócrates na sala do Senado, onde até final de Novembro decorrem as sessões plenárias devido às obras no hemiciclo. Mas, mesmo sem estragar o efeito-surpresa, é certo que as questões ligadas às políticas sociais e a situação económica vão ser levantadas por todas as bancadas da oposição e em especial pelo PCP.

A estes, o PSD junta os temas de segurança e administração interna e de direitos e liberdades cívicas. Além da situação económica e social, o PP leva hoje ao debate questões de soberania e o Bloco de Esquerda debate a situação internacional. A bancada da maioria fez ontem saber que vai limitar-se a um único assunto: educação, um tema que nas últimas semanas tem sido o preferido do Governo e que tem levado José Sócrates e a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, a várias escolas desde que abriu o ano lectivo.

Maria de Lurdes Rodrigues, muito contestada pelos professores, mereceu, no passado sábado, no comício da rentrée socialista, direito a ser o único membro do Governo sentado na chamada fila dos notáveis, com José Sócrates a tecer-lhe rasgados elogios.