23.10.08

Afinal, Portugal já não é assim tão pobre

in IOL Diário

Ministro Vieira da Silva diz que os dados da OCDE estão desactualizados


O ministro Vieira da Silva citou esta terça-feira dados da União Europeia para sustentar que entre 1995 e 2006 Portugal foi o país que mais reduziu a taxa de pobreza, contrapondo que os dados da OCDE estão desactualizado.

No seu relatório «Crescimento e Desigualdades», agora divulgado, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico afirma que Portugal é um dos países da organização com maiores desigualdades na distribuição dos rendimentos dos cidadãos, ao lado dos Estados Unidos e apenas atrás da Turquia e México.

«Caso se dedique alguma atenção a analisar o relatório, verifica-se que abrange um período longo, que vem desde os anos 80, até 2004», declarou Vieira da Silva, após ter discursado nas Jornadas Parlamentares em Aveiro.

Segundo o ministro do Trabalho e da Solidariedade, o relatório da OCDE «identifica os períodos em que se registaram maiores e menores assimetrias e salienta que no último período as assimetrias diminuíram».

«Os dados mais recentes são mais favoráveis a Portugal. A União Europeia refere que Portugal foi o país que maior evolução registou na diminuição da taxa de pobreza», sustentou o membro do Governo.

Numa nota de carácter político, Vieira da Silva disse estar à vontade para se defender com os dados entre 1995 e 2006, porque, durante esse período, Portugal teve governos de diferentes partidos.

«Portugal passou de uma taxa de 23 para 18 por cento em termos de pobreza. Portugal ainda não atingiu a média europeia, mas podemos consegui-lo se permanecer o reforço das políticas sociais, nomeadamente das políticas de solidariedade», advogou.

Vieira da Silva afirmou ainda que as políticas do Governo para o combate à pobreza estão a passar por uma aposta «na melhoria dos salários», lembrando, depois, o acordo em sede de concertação social destinado a promover o aumento do salário mínimo.