28.10.08

Menu anticrise Refeição completa por um euro? É só ir ao Dario, em Gijon

Sara Felizardo, in Jornal Público

Contra a crise, uma refeição muito barata. Foi esta a ideia do restaurante Dario, em Gijon, Espanha, que apresenta todas as quintas-feiras o seu "menu anticrise": uma refeição completa apenas pelo preço de um café. São muitos os que param à porta do Dario, estupefactos com a carta afixada: "Menu a um euro!". O restaurante é como que tomado de "assalto" no dia do menu especial. A refeição é composta por um de três pratos à escolha, sobremesa, pão e vinho.

A iniciativa começou a 16 de Outubro e na quinta-feira seguinte a cozinha servia já 120 refeições em menos de uma hora, conta a última edição do Courrier International. O restaurante, que acolhia em média 20 clientes por dia, começou a ver a sua clientela reduzir-se ao longo de alguns meses, até que chegou aos quatro clientes por dia. Ao olhar em redor e ao ver o seu estabelecimento vazio, Emilia Jiménez percebeu que estava na hora de inovar e de agir.

Agora a cozinha e os fogões quase não têm mãos a medir. "Não ganhamos muito dinheiro. Aliás, chegamos mesmo a perder", reconhece a proprietária ao mesmo jornal. Mas não é por isso que a comida perde qualidade. Segundo o relato de alguns clientes as refeições "são excelentes". A ideia inovadora excedeu todas as expectativas e tornou-se num autêntico sucesso. "Pensávamos aumentar a nossa clientela, mas não a este ponto", afirma Emilia Jiménez.