28.10.08

Em Portugal foram 94 mil

Miguel Araújo, in Fátima Missionária

No fim-de-semana de luta contra a pobreza, pela sua erradicação, 93.707 pessoas marcaram presença nas actividades. Agora falta tornar a iniciativa em gesto diário


Portugal participou com quase 94 mil pessoas para o recorde mundial de pessoas que se levantaram contra a pobreza. Os números nacionais foram tornados públicos este fim-de-semana, pela Pobreza Zero, a rede nacional que coordenou os eventos realizados entre a meia-noite de 17 de Outubro, o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, e as 23,59h de domingo, dia 19.

Se a nível mundial, o número de 116.993.629 pessoas mereceu honras do Livro Guinness de Recordes, em Portugal o número também foi muito satisfatório: 93.707 pessoas que se levantaram “contra a pobreza recusando a indiferença”, como sublinhou a organização.

Agora o desafio é multiplicar estes gestos, segundo a Pobreza Zero: “Voltamos a lançar o desafio para que a erradicação da pobreza seja uma preocupação diária, que não se esgote, mas se inspire no dia 17 Outubro, que pró-activamente nos continuemos a unir e a contribuir de uma forma sustentável para que toda a gente tenha uma vida digna e independente”. Afinal, recorda a organização, “Somos a Primeira Geração Capaz de Erradicar a Pobreza”.

A campanha “Levanta-te e actua… contra a Pobreza” foi uma iniciativa dirigida aos líderes mundiais que definiram a meta de reduzir para metade a pobreza extrema e alcançar outros Objectivos de Desenvolvimento do Milénio até ao ano de 2015.