28.10.08

Crise Financeira: "É um crime contra a humanidade", segundo ministro venezuelano

in Jornal de Notícias

A crise financeira mundial é um "crime contra a humanidade" porque terá como consequência o agravamento da pobreza, considerou segunda-feira em Brasília o ministro venezuelano da Agricultura, Ali Rodriguez.

"Sanções rigorosas devem ser tomadas contra os criminosos e os especuladores. É, literalmente, um crime contra a humanidade. Porque esta crise vai pagar-se com o desenvolvimento da pobreza e da fome", afirmou Rodriguez.

"Segundo a FAO (Organização da ONU para a Agricultura e a Alimentação), já existem 800 milhões de pessoas no Mundo que sofrem de fome", sublinhou.

O ministro venezuelano participou segunda-feira em Brasília numa reunião extraordinária de 10 países da América Latina destinada a discutir os reflexos da crise financeira mundial na região.

Na reunião participaram os quatro países do Mercosur, o mercado comum sul-americano (Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai) e os países associados a este bloco económico (Chile, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia) assim como a Venezuela em curso de integração.

Segundo o ministro venezuelano, "a crise é a expressão de problemas profundos nas economias dos países mais desenvolvidos" e as nações da América Latina devem fazer com que esta não afecte o seu progresso em matéria social e de luta contra a pobreza.

LMP

Lusa/fim