27.10.08

Associações de imigrantes em Portugal querem acabar com "Pacto de Sarkozy"

in Diário de Notícias

Fórum. Portugal precisa de imigrantes qualificados


Os representantes de 60 associações de imigrantes em Portugal, reunidos no seu terceiro fórum que ontem terminou em Lagos, declararam o "repúdio face ao Pacto de Sarkozy". Considerando-o orientador de uma "política comum da União Europeia em que a selectividade dos imigrantes, a criação de barreiras políticas administrativas e físicas aos fluxos migratórios, aliada à actual ineficácia das regras de imigração legal e à repressão dos que estão em situação irregular, são características dominantes".

Nesse sentido, contestam, num documento denominado "Agenda de Lagos", o "conteúdo da Directiva do Retorno, em especial as medidas repressivas, securitárias e potencialmente violadoras dos Direitos Humanos". Estes apelam ainda para a urgência de contemplar uma "solução global para os imigrantes indocumentados da União Europeia".

"Vamos utilizar todos os mecanismos no sentido de passar a mensagem para que o "Pacto de Sarkozy" caia. Ao também aprovar esse documento, o governo português entrou em contradição até com aquilo que estava a evidenciar. O País precisa de imigrantes qualificados, bem como para outros sectores em que falta mão-de-obra", disse o sociólogo cabo-verdiano, Paulo Mendes, residente nos Açores.