27.10.08

OCDE: Relatório diz que fosso entre ricos e pobres é elevado em Portugal

Ana Elias de Freitas, in Rádio Voz da Planície

Relatório da OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico coloca Portugal no fundo da tabela no que diz respeito à elevada desigualdade de rendimentos.

Portugal é um dos países da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico onde a diferença de rendimentos é mais acentuada e onde a situação não se alterou entre meados dos anos 90 e 2004, avançava a edição de ontem do jornal "Público".

Do relatório apresentado pela OCDE, relativamente aos 30 países que integram esta Organização, só o México e a Turquia apresentam maior fosso entre ricos e pobres do que Portugal, que ocupa a 28ª posição da tabela. A análise é feita em função do facto dos agregados familiares mais ricos terem melhorado a sua situação em comparação com as famílias de classe média e baixa. Sobre Portugal, este relatório diz que houve uma melhoria da distribuição da riqueza entre a década de 70 e 80, um aumento significativo das desigualdades na primeira metade da década de 90 e uma estagnação nos 10 anos seguintes, ou seja, até 2004, último ano de referência.

A OCDE avaliou também a evolução das taxas de pobreza e concluiu que houve degradação neste indicador. Neste caso o nosso País é apontado como uma excepção, na medida em que viu, a par da Grécia, a taxa de pobreza “diminuir ligeiramente”. Esta organização deixou ainda um alerta ao nível da pobreza infantil, porque os dados indicam que aumentou para toda a população da OCDE. Sobre esta matéria advertiu para a necessidade de políticas que visem este grupo.