24.10.08

Último balanço oficial do «Levanta-te e Actua» dá conta da participação de mais de 116 milhões pessoas em todo o mundo

in Agência Ecclesia

93 707 pessoas levantaram-se em Portugal contra a Pobreza. É este o balanço oficial da organização da iniciativa «Levanta-te e Actua» 2008.


A edição de 2008 teve início à meia-noite de 17 de Outubro, dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e terminou às 23h59 do dia 19.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a organização manifesta que “um novo recorde do Guinness foi estabelecido a nível mundial com 116 993 629 pessoas”. Mais de cem milhões de vozes recordaram aos líderes mundiais que a cada dia que passa 50 mil pessoas morrem de pobreza extrema e o fosso entre ricos e pobres é cada vez maior. “Tamanha mobilização é acima de tudo uma demonstração clara do impacto que pode ter uma acção local e global da sociedade civil”.

O «Levanta-te e actua contra a Pobreza e pelos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio» é um apelo global para que as pessoas se levantem exigindo que os seus governos cumpram as promessas de acabar com a pobreza extrema e que se alcancem os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) até 2015.

“Foi um momento alto na consciencialização de tanta gente, demonstrando uma grande força organizativa para amplificar o pedido claro que se alterem e melhorem as políticas sociais, económicas e culturais no mundo, porque cerca de metade da população mundial vive em situação de pobreza”.

A organização sublinha que “o desafio para que a erradicação da Pobreza deve ser uma preocupação diária, que não se esgote mas se inspire no dia 17 Outubro”, e que, pró-activamente, “todos se continuem a unir e a contribuir de uma forma sustentável para que toda a gente tenha uma vida digna e independente”.