Lígia Silveira, in Agência Ecclesia
60 mil pessoas levantaram-se este fim-de-semana contra a pobreza, segundo informação da organização do «Levanta-te e Actua», uma iniciativa que pretendia congregar e sensibilizar os portugueses para a erradicação da pobreza.
No entanto, os balanços estão ainda a ser realizados, conforme indica Bruno Neto, responsável pela campanha, à Agência ECCLESIA. “Falta ainda registar cerca de 30% das iniciativas”.
O responsável apela ainda a todos que organizaram actividades por ocasião do Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, assinalado no passado dia 17, e que ainda não tenham registado no sítio da Internet o número de participantes, “para o fazerem até à hora do almoço, de modo a serem contabilizados todos os intervenientes na campanha”.
O registo deverá ser feito em www.levanta-te.org
Recorde-se que a iniciativa «Levanta-te e Actua» pretendia marcar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, mas este ano estendeu-se por três dias. A meta da organização para 2008 era atingir 100 mil portugueses. Em 2007, 65 mil portugueses levantaram-se contra a pobreza.
Há 26 anos, a 17 de Outubro, foi criado o Dia Mundial Para a Erradicação da Pobreza Extrema, de forma a assinalar a defesa dos direitos humanos e o combate à pobreza no mundo.
Liderados pelo Movimento ATD Fourth World, aconteceram diversos eventos públicos a nível mundial 1992, ano em que as Nações Unidas reconheceram essa data como o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.
Desde a sua criação, este dia tem-se tornado uma oportunidade de protesto para todos os cidadãos e cidadãs que acreditam poder contribuir para a erradicação da pobreza extrema.
O slogan central em 2008 é “Levanta-te e Actua”. As coligações de cada país determinam depois as suas mensagens políticas de acordo com as prioridades nacionais, baseadas na Declaração de Beirute e reafirmadas na Declaração de Montevideu do GCAP. Em Portugal, a mensagem política central é “Contra a Pobreza e Pelos Objectivos do Milénio”.