29.10.08

Crimes contra crianças, idosos e deficientes baixam no Verão

Filipa Ambrósio de Sousa, in Diário de Notícias

Lisboa . Distrito Judicial revela 2545 casos de violência doméstica no último trimestre

Lisboa, Sintra, Almada e Funchal são os círculos que registaram mais violência contra crianças


As investigações a crimes contra crianças, deficientes, idosos, a crimes praticados nas escolas e à corrupção baixaram nos últimos três meses deste ano, segundo dados divulgados pela Procuradoria distrital de Lisboa.

O documento, assinado pela directora da procuradoria distrital de Lisboa, Francisca Van Dunnen, faz uma análise da actividade investigatória do distrito judicial de Lisboa nos meses de Julho, Agosto e Setembro. "Subiu, com algum significado, o número de novos processos entrados", pode ler-se no documento. Mas faz uma ressalva: "em matéria de finalizações de inquéritos, o distrito ficou aquém do volume de entradas conseguindo, no período em causa, finalizar mais processos do que os iniciados, tendo subido a pendência".

O relatório contabiliza que no que toca a crimes de violência contra crianças - que não de natureza sexual- foram abertos 94 inquéritos neste último trimestre contra os mais de 150 casos registados no segundo trimestre e os 147 no primeiro trimestre de 2008.

Sendo que foram contabilizados 209 crimes investigados contra a liberdade e autodeterminação sexual de menores no 3º trimestre, a somar os 750 registados nos primeiros seis meses do ano.

No distrito judicial de Lisboa, foram os círculos de Lisboa, Sintra, Almada e Funchal que registaram maior número de casos deste tipo de criminalidade contra menores.

Sendo que o distrito judicial de Lisboa tem 41 comarcas agrupadas em 13 círculos judiciais: Almada, Amadora, Angra do Heroísmo, Barreiro, Caldas da Rainha, Cascais, Funchal, Lisboa, Loures, Oeiras, Ponta Delgada, Sintra, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

Segundo os mesmos dados, do total de 94 casos, 67 verificaram-se naqueles quatro círculos judiciais referidos.

Nos casos de violência contra idosos foram contabilizados 22 no primeiro trimestre e 29 do segundo trimestre. Este último trimestre registou 17 novos casos.

Contra deficientes foram registados apenas dois novos casos nos meses de Julho, Agosto e Setembro em relação aos sete em investigação desde Janeiro.

Nas escolas foram registados apenas dez investigações, contra as 34 do primeiro trimestre deste ano e 23 do segundo trimestre.

A descida mais acentuada registou-se nos inquéritos relativos ao crime de corrupção: foram apenas 66 casos no Verão face aos 203 dos meses de Abril, Maio e Junho e aos 374 dos meses de Janeiro, Fevereiro e Março.

O relatório avança ainda o número de inquéritos resultantes de acidentes de viação: 141 registados e 444 inquéritos por ofensa à integridade física por negligência.

O crime de violência doméstica foi o crime mais investigado de Julho a Setembro com mais de 2500 casos. Um índice que ultrapassa o crime de condução sem carta de condução sob o efeito do álcool que detinha a pole position no último semestre deste ano.