21.10.08

Jovens conhecem mal os riscos do álcool

in Jornal Público

Os jovens portugueses consideram-se informados sobre os riscos do consumo de álcool, mas na realidade os seus conhecimentos são reduzidos, segundo um questionário feito pela Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) a 1540 estudantes, na sua maioria entre os 16 e os 18 anos.

Cerca de 80 por cento dos inquiridos considera ter conhecimentos suficientes sobre a matéria, revelou Miguel Lago, representante da Cruz Vermelha responsável pelo projecto Copos - Quem Decide És Tu.

No entanto, quando questionados sobre se "o álcool é uma droga", muitos dos que afirmavam conhecer o tema responderam que não. Para Lago esta resposta significa que os jovens têm pouca percepção do risco. Entre os grupos mais preocupantes encontram-se os mais novos e os que vivem em zonas não urbanas, onde apenas cerca de metade respondeu afirmativamente. Segundo Miguel Lago, a publicidade e a "cultura do álcool" enquanto substância de sociabilidade ajudam a fortalecer uma cultura juvenil que funciona como um obstáculo ao fim de certos preconceitos culturais. Lusa