24.10.08

Agir contra a pobreza mobilizou um recorde

Miguel Marujo, Fátima Missonária

Quase 117 milhões de pessoas em 131 países levantaram-se há dias para lembrar aos líderes que é preciso cumprir as metas de 2015. Reduzir a pobreza a metade


É um recorde digno do Guinness. E é mesmo, mas já lá vamos. Antes os números, que estilhaçaram todos os anteriores registos: cerca de 117 milhões de pessoas em 131 países levantaram-se na semana passada, como parte da campanha “Levanta-te e actua… contra a Pobreza”, uma iniciativa dirigida aos líderes mundiais que se comprometeram a reduzir para metade a pobreza extrema e alcançar outros Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) até ao ano de 2015.

Foram mais de oito mil eventos realizados em todo o mundo, do Afeganistão ao Burundi, da Tailândia ao Uganda, sob o lema referido, no intervalo de dois dias, de 17 a 19 de Outubro.

“Estamos muito orgulhosos de que tenha havido esta massiva resposta de cidadãos para os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e contra a pobreza”, afirmou Salil Shetty, director da Campanha do Milénio das Nações Unidas, que iniciou o projecto.

As quase 117 milhões de pessoas que participaram na iniciativa representam cerca de dois por cento da população de todo mundo, quebrando assim o recorde para a maior mobilização social de sempre sobre um único tema do Livro Guinness de Recordes. Mais cinco milhões de pessoas participaram em manifestações que não foram apresentadas a tempo de serem inscritas no Guinness.