22.10.08

Crise financeira altera tradição da CE

in Jornal de Notícias

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, convocou uma reunião extraordinária para a próxima semana. Durante a reunião serão discutidas as propostas que a Comissão Europeia apresentará na primeira cimeira internacional sobre a economia mundial, acordada no passado sábado com os Estado Unidos, bem como as respostas europeias para a economia real.

Tradicionalmente, a reunião semanal do executivo comunitário não tem lugar na semana em que se celebra o dia de Todos os Santos, mas a actual crise financeira obriga a quebrar a tradição.

Entretanto, o que já se vem repetindo é a injecção de capital por parte do Banco Central Europeu (BCE) para que as instituições financeiras tenham mais dinheiro para emprestarem entre si. Ontem anunciou ter emprestado aos bancos 305 mil milhões de euros à taxa de 3,75% e disponibilizou também 101,93 mil milhões de dólares a 28 dias à taxa de 2,11% e mais 22,6 mil milhões de dólares, também a 28 dias, numa operação "swap" de divisas contra euros.

Já a Reserva Federal norte-americana (FED) anunciou o lançamento de um novo programa para financiar a compra de activos até 600 mil milhões de dólares. Estes activos podem ser depósitos em bancos comerciais, papel comercial ou outros fundos de tesouraria.

Ontem, também, foi a vez da Rússia, Japão e França darem novos passos para operacionalizar instrumentos de apoio estatal aos bancos, numa altura em que o FMI prepara intervenções em diversos pontos do mundo.