30.10.08

Durão Barroso a favor do investimento público

Célia Marques Azevedo, in Jornal de Notícias

Bruxelas vai avançar a 26 de Novembro com um plano para relançar a economia europeia. O principal objectivo é minimizar os efeitos da crise sobre o emprego e o poder de compra dos cidadãos. O anúncio foi feito ontem pelo presidente da Comissão Europeia depois da reunião extraordinária do colégio de comissários, em Bruxelas.

Durão Barroso apelou à procura de fontes alternativas de rendimento, apontando as parcerias público-privadas como forma de colmatar a falta de orçamentação dos governos europeus, bem como o investimento público para promover o crescimento e o emprego.

Recusando-se a comentar as particularidades de Portugal, nomeadamente obras públicas como o TGV e a construção do novo aeroporto de Lisboa, o antigo primeiro-ministro disse que "é importante não se abandonar projectos de investimento público desde que sejam de qualidade, que promovam o emprego e a competitividade da economia".

A CE quer ainda que os 350 mil milhões de euros de fundos de coesão para o período 2007-2013 sejam desbloqueados e aplicados rapidamente, para evitar que a "economia real" seja afectada pela crise financeira e que os estados-membros possam usar o fundo "para o seu crescimento".

A reunião serviu ainda para discutir as propostas que Bruxelas vai levar à cimeira internacional sobre a crise mundial entre os 20 países mais industrializados do Mundo (G-20), que acontece a 15 de Novembro em Washington.