in Diário de Notícias
Estrasburgo. Jorge Sampaio sobre o Ano Europeu do Diálogo Intercultural
O Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, Jorge Sampaio, sublinhou ontem em Estrasburgo o proble- ma da integração das minorias muçulmanas na Europa, defenden- do serem necessárias novas políticas para fomentar o diálogo intercultural.
Sampaio, que falava durante a sessão solene no Parlamento Europeu, realizada no âmbito do Ano Europeu do Diálogo Intercultural, assinalou que há actualmente um fosso na forma como os ocidentais e os muçulmanos se encaram uns aos outros, "com os ocidentais a serem vistos pelos muçulmanos como condescendentes e dominadores, e os muçulmanos a serem vistos pelos ocidentais como fanáticos e intolerantes".
Apontando que "a discriminação e a marginalização socioeconómica gera descontentamento e intolerância" e agrava o fosso entre os públicos muçulmano e ocidental, o Alto Representante das Nações Unidas advertiu que esta divisão alimenta estereótipos e a po- larização, aumentando o extremismo.
O ex-chefe do Estado português, citado pela agência Lusa, adiantou: "Para lidar com a integração dos muçulmanos nas nossas sociedades europeias necessitamos de novas políticas a todos os níveis. Precisamos de acção europeia, mas também de iniciativas a nível dos governos nacionais, bem como medidas locais", disse.
O Alto Representante defendeu que é necessário, designadamente, desenvolver a participação e cidadania democrática, através de educação orientada para os direitos humanos, respeito pelos outros e para o diálogo e compreensão intercultural. "Precisamos de aprender mais sobre competências interculturais e ensiná-las aos nossos cidadãos", afirmou.
Sampaio foi designado pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki- -moon, representante para a Aliança de Civilizações em Abril de 2007. A ideia foi inicialmente proposta pelo primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, em 2005, no discurso que fez na 59.ª sessão da Assembleia Geral da ONU. E apadrinhada pelo primeiro-ministro da Turquia Recep Erdogan. O objectivo é aliviar as tensões que existem entre o mundo de religião islâmica e o dito mundo ocidental.
O plano de implementação para 2008/2009 foi apresentado em Maio do ano passado e o primeiro Fórum da Aliança de Civilizações realizou-se, em Janeiro, em Espanha, tendo sido dedicado à juventude. A Aliança de Civilizações pode ser também entendida como contraponto à teoria do Choque de Civilizações. Lusa