23.10.08

Combate à pobreza é missão de todos

Patrícia Santos, in Correio de Azeméis

A Rede Social de Oliveira de Azeméis tem procurado ir ao encontro das necessidades da população mais carenciada. Os parceiros sociais desempenham um papel fundamental de intercâmbio e interajuda.


“A Rede Social quer, em conjunto com os seus parceiros, reflectir para melhor planear a sua acção”, começou por dizer a vereadora do pelouro da acção social, na última reunião do Conselho Local da Acção Social de Oliveira de Azeméis (CLASOA). Gracinda Leal sublinhou que este organismo tem procurado ir ao encontro das necessidades da população oliveirense, quer ao nível habitacional, com o projecto Solis, quer na quebra do isolamento da pessoa idosa. “O combate à pobreza é uma missão de todos”, disse a responsável, acrescentando que, mutuamente, “conseguiremos combater as causas da pobreza e da exclusão social”. Acima de tudo torna-se premente mobilizar a comunidade para a necessidade urgente de mudanças, a nível comportamental e até de mentalidade. O combate à pobreza exige a colaboração da sociedade.

Papel fundamental das instituições

Por sua vez, o presidente do Centro Social Dr.ª Leonilda Aurora da Silva Matos afirmou que cabe “às instituições ter a responsabilidade de diminuir a probreza que consiste na violação dos direitos elementares da vida humana”. Para José Santos “é preciso dar voz aos pobres” e, de facto, “a autarquia tem tentado fazer o seu papel, através de uma maior proximidade com os mais necessitados”.

Já o provedor da Santa Casa da Misericórdia salientou que “temos vários escalões de pobreza e é isso que nos leva a não conseguir combater este flagelo”. Gaspar Domingues entende que “seremos poucos para o eliminar” e, além disso, “a maior pobreza está nas nossas cabeças e essa é difícil de combater”.

Urgente arranjar soluções

O presidente da Câmara Municipal recordou que a situação actual do país tem provocado um aumento progressivo dos níveis de pobreza. No entanto, Ápio Assunção focou, também, que este flagelo não se restringe à falta de bens materiais, mas igualmente “a uma pobreza de espírito e de falta de vontade em ajudar os outros”. E, desta forma, “devemos equacionar todas estas problemáticas” para uma melhor acção. Refira-se que o número de pessoas que procuram os serviços da autarquia tem aumentado significativamente.

Neste contexto, “temos de arranjar soluções, pelo menos para tentar melhorar a vida da população oliveirense”. Para o autarca, é crucial aproveitar todas as sinergias e parcerias, pois “a Câmara Municipal sente que, sozinha, não consegue fazer tudo”. As instituições, juntamente com os órgãos autárquicos, demonstram uma vontade extraordinária em resolver muitos dos problemas que afectam o nosso semelhante.

---------------

Ajudar a combater a pobreza

Recentemente, a Rede Social de Oliveira de Azeméis solicitou às instituições concelhias a elaboração de mensagens alusivas ao Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Aqui ficam alguns recados.

Centro Social e Paroquial de Nogueira do Cravo

1- Se todos déssemos algo do tamanho de um grãozinho de areia, para ajudar os mais necessitados,conseguiríamos obter uma imensidão de sorrisos. (ATL Nogueira do Cravo)

2- Na erradicação da pobreza...cada mão que se junta diminui a distância a percorre! (Infantário Nogueira do Cravo)

3- Pobreza é não ter mãe!... (Centro de Dia Nogueira do Cravo)

Cerciaz

1- Se todos nós ajudarmos um pouco mais quem precisa de vencer, podemos encurtar as diferenças…

2- Se deixarmos de ser egocêntricos, e todos partilharmos os reduzidos excessos que diariamente vamos tendo, aqueles que nada têm, passarão a estar ao nosso lado na aprendizagem pela sobrevivência…

3- Acabar com as guerras. Trazem muita miséria, fome e doenças.
Hoje as pessoas vivem para si e só por si. Não se olha em redor, não se dá uma esmola, um pão. Não se dá um gesto de carinho, uma palavra de consolo, um sorriso. Coisas tão simples. Quando não se consegue ter atitudes tão simples como estas, também não se consegue dar um pouco de bens, para alimentar uma boca com fome.
Onde estão os valores? Gestos Nobres?

A pobreza cada vez aumenta mais!

Centro Social e Paroquial de S. Miguel (Lar, Creche e Jardim-de-Infância)

1- A Bomba que mais afecta a Humanidade é a fome:
Fome de Amor
Fome de Paz
Fome de bens essenciais para a sobrevivência
Fome de uma Sociedade justa

2- A fome, a pobreza e a ignorância alimentam o desespero, o ódio e o medo – as mesmas emoções que alimentam a intolerância, os conflitos e até mesmo a guerra.

3- É urgente que hajam cada vez menos mãos estendidas abaladas pela fome, e por falta de tecto.

Que sejam amparadas por todas as pessoas de boa vontade.
O Mundo precisa de mudança... O amor terá que vencer, pois existe muita fome de afecto e carinho.

Comissão Melhoramentos de Azeméis
Questionar a Sociedade em geral e fazer mudanças sociais, com vista a um futuro mais equitativo e aberto a novas oportunidades. Formação, criação efectiva de emprego numa Sociedade mais inclusiva”.