26.11.08

Baixar juros e impostos para ev itar deflação

in Jornal Público

Perante uma travagem brusca da generalidade das economias industrializadas e o aumento do risco de entrada numa espiral de deflação, o conselho da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico às autoridades é a continuação de um corte agressivo nas taxas de juro e a adopção de políticas orçamentais de estímulo económico.

A OCDE, nas previsões apresentadas ontem, prevê uma travagem das economias dos seus 30 Estados membros de 0,4 por cento. Na zona euro, entre os 13 países que também fazem parte da OCDE, apenas dois - Finlândia e Grécia - terão um crescimento positivo. A Alemanha recuará 0,8 por cento e a Espanha 0,9 por cento, o mesmo resultado obtido pelos EUA.

Ainda assim, este é apenas o cenário base, onde, segundo a OCDE, se assume que "o actual pânico será de curta duração". No relatório é dito que é "particularmente preocupante a possibilidade de um efeito de feedback negativo onde as fraquezas da economia real aumentam os problemas nos já frágeis mercados financeiros, o que por sua vez leva a mais desalavancagem, menos crédito e mais dificuldades económicas, incluindo a possibilidade de deflação".

Face ao cenário de deflação (queda de preços e contracção da economia), uma armadilha em que esteve presa a economia do Japão durante uma década, a OCDE diz aos bancos centrais mundiais para cortarem as taxas de juro. Na Europa, onde o BCE ainda tem bastante espaço de manobra, pede mais agressividade. E mesmo nos EUA, onde as taxas já estão apenas a um por cento, pede para se ir ainda mais abaixo.

No entanto, só o corte de taxas não chega. "Em condições normais, a política monetária, em vez da política orçamental, seria a escolha como instrumento de estabilização. No entanto, não estamos a passar por tempos normais." É por isso que a OCDE, habitualmente muito conservadora no que diz respeito à política orçamental, concorda agora com défices mais elevados. Prefere, no entanto, cortes de impostos a mais investimento público.