24.11.08

Luta contra a pobreza: projecto com dez anos em Câmara de Lobos

in Agência Ecclesia

O Centro Social e Paroquial de Santa Cecília em Câmara de Lobos vai assinalar o 10.º aniversário do projecto de luta contra a pobreza "Integrar e desenvolver" com diversas actividades.

Esta Segunda-feira, dia 24 de Novembro, haverá uma campanha de limpeza no Bairro da Palmeira a partir das 14h30.

Na terça-feira decorrerá uma acção de Jardinagem no Bairro da Palmeira, com início às 14h30.

No dia 26 de Novembro, quarta-feira, às 16 horas, no campo daquele Bairro realiza-se um jogo de futebol entre técnicos/funcionários do CSPSC e adolescentes ejovens do Bairro da Palmeira

O dia 27 de Novembro será de grande festa popular com uma tarde recreativa no coreto do Bairro da Palmeira com actuações de diversos grupos na área da música, dança, teatro, etc. contando também com a participação das crianças do Jardim de Infância daquele Centro Social.

Na sexta-feira, 28 de Novembro, decorrerá o Seminário "Exclusão Social e Direitos Humanos - respostas e desafios", com início às 14 h 30, seguindo-se às 15 horas a conferência “A Pobreza como violação dos Direitos Humanos” apresentada pelo Dr. Eugénio da Fonseca, presidente da Caritas Portuguesa.

Haverá também uma mesa redonda com o tema “Iniciativas empreendidas por poderes públicos e Instituições de Solidariedade Social na RAM”. O encerramento dos trabalhos será às 17h45.

De referir que aquele projecto, surgiu em Câmara de Lobos, surgiu em Outubro de 1998 no âmbito do Programa de Luta Contra a Pobreza — medida de combate à exclusão social implementada em Portugal.

Está estrategicamente localizado no ≤seio do Bairro da Palmeira (Bloco 20 R/C Esq.).

Tem como principal objectivo melhorar as condições de vida da população do Bairro, dotando-a de um mínimo de condições de bem-estar que aumentem a sua qualidade de vida.

Como referem os dirigentes daquele Centro "com estas actividades pretendemos promover um convívio entre técnicos, entidades parceiras e população-alvo do projecto, bem como levar a cabo uma reflexão em torno da problemática da exclusão social e respostas de combate adoptadas na RAM nos últimos anos, quer pelos poderes públicos, quer por algumas instituições de solidariedade social.

Pretendemos, pois, criar um espaço facilitador da reflexão e partilha de ideias, de modo a contribuir positivamente para o equacionar de estratégias de intervenção que combinem inovação e criatividade com eficácia".