Diana Ramos, in Correio da Manhã
Famílias gastam mais dinheiro
Apesar de a crise estar a afectar quase todos os sectores da economia nacional, os hábitos de consumo dos portugueses não ficaram mais moderados. Um estudo da consultora TNS Worldpanel mostra que nos primeiros oito meses do ano, 5,5 por cento das famílias gastou mais dinheiro do que em igual período de 2007.
Segundo o estudo, o orçamento familiar é cada vez mais dedicado à alimentação fresca e não fresca, onde se incluem frutas, carne, óleo, massa e arroz. Os produtos de drogaria e higiene, sobretudo em produtos como champô, detergente de roupa para a máquina, aditivos de roupa e ambientadores tendem a ser preteridos.
Ainda que os gastos dos portugueses estejam a subir, o certo é que a crise fá-los deslocarem-se a um maior número de lojas, em busca dos menores preços. "Em média, cada lar visita quatro insígnias na Distribuição Moderna. Através destes procedimentos, mais idas às compras significam mais cestas pequenas e menos carros grandes de produtos", resume o estudo.
Um dos sectores mais afectado pela actual crise é o dos combustíveis. De acordo com a consultora, no primeiro semestre foram consumidos menos 18 milhões de litros de gasolina, houve menos 218 mil compradores e 998 mil abastecimentos.