in Jornal Público
É, no mínimo, uma forma diferente de fazer um peditório. Chama-se Store. Abre amanhã, às 18h30, no Dolce Vita Monumental, no Saldanha, em Lisboa. A Cruz Vermelha tem quatro programas humanitários: teleassistência; crianças e jovens; socorrismo de proximidade; idosos e dependentes. Para cada um deles criou um tipo de vales.
O jogo é simples: cada causa está na loja em forma de camisola. Há quatro tipos de camisolas disponíveis em três tamanhos - o S equivale a cinco euros, o M a dez euros e o L a 15 euros. A brincadeira inclui até um "provador". A pessoa entra e, em vez de provar uma camisola, vê um pequeno filme sobre as quatro actividades. Ao sair, é suposto saber que causa quer apoiar e em quanto.
"É época de Natal, as pessoas ficam mais generosas, andam a comprar prendas, por que não juntar as duas coisas?", diz Elisabete Lourenço, que trabalha nesta campanha. A pessoa compra alguma coisa e ajuda a ajudar.
A loja só abre em Lisboa, mas quem mora fora da capital e acha piada ao conceito pode "comprar" estes vales através da Internet. É só aceder a http://www.cruzvermelhastore.com. A campanha dura até 22 de Dezembro. Se der certo, talvez se repita noutras geografias no próximo ano. A.C.P.