21.11.08

Portugal mais longe das metas da UE

in Diário de Notícias

Presidente. Cavaco Silva participou no encontro da Cotec


O Presidente da República, Cavaco Silva, afirmou ontem que Portugal "ainda está muito longe" das metas da União Europeia no domínio da investigação, desenvolvimento e inovação, apesar da "recuperação verificada" na última década.

"Apesar da recuperação verificada ao longo da última década no domínio da investigação, desenvolvimento e inovação, Portugal ainda está muito longe das metas da UE, e mesmo que colocámos a nós próprios", afirmou Cavaco Silva. O Chefe do Estado discursava na cerimónia de encerramento do II Encontro Rede PME Inovação Cotec, em Lisboa, que reuniu pequenos e médios empresários portugueses e espanhóis.

A Cotec Portugal - Associação Empresarial para a Inovação - foi constituída em Abril de 2003, por iniciativa do presidente da República Jorge Sampaio, visando contribuir para o aumento da competitividade das empresas portuguesas através do desenvolvimento e difusão de uma cultura e prática de inovação.

O Presidente da República frisou que "há ainda fragilidades na eficiência com que os investimentos em inovação são convertidos em bens e serviços" e defendeu que "é necessário aproveitar melhor o potencial de conhecimento gerado nos últimos anos em Portugal".

"Além de criar novo conhecimento, importa sobretudo apoiar os empreendedores a transformar esse capital de saber em produtos e serviços de valor com vista a mercados cada vez mais globais", defendeu. No seu discurso, Cavaco Silva exortou os empreendedores portugueses a recusar a tendência para o "conformismo e resignação".

"Os nossos agentes económicos têm de recusar a tendência para o conformismo e a resignação. É nas alturas difíceis, como aquela que atravessamos, que se vê a fibra do empreendedor", declarou. "Existem entraves burocráticos, por certo, mas também há ainda muitas barreiras que se situam ao nível dos investigadores e da mentalidade e do espírito dos empresários", apontou.

Enaltecendo a Cotec no estímulo "aos valores do trabalho e do mérito", o Presidente anunciou o lançamento da segunda edição do Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, que "pretende distinguir a capacidade empreendedora dos portugueses no mundo". LUSA