24.11.08

Desigualdades profundas condenam milhões de crianças à pobreza»

Elísio Assunção, in Fátima Missionária

Relatório mundial 2009 da UNESCO sobre "instrução para todos" será apresentado em Genebra, Suiça, a 25 de Novembro. Lê-se no documento: "Na instrução permanecem profundas desigualdades"


“Apesar dos esforços de alguns países entre os mais pobres do planeta para melhorar o acesso à instrução, persistem graves desigualdades”, lê-se numa nota da organização das Nações Unidas. “Corre-se um levado risco que as ajudas internacionais para a instrução sejam sacrificadas devido à actual crise financeira”.

O relatório da UNESCO é publicado anualmente, desde 2002. Elaborado por uma equipa independente de peritos, pretende fazer o ponto da situação sobre os progressos realizados para conseguir a educação para todos até 2015, de acordo com os objectivos do milénio.

O lançamento do dossier terá lugar na abertura da conferência mundial sobre educação, de 25 a 28 de Novembro. A assembleia realizar-se-á em Genebra, Suiça. Estarão presentes o director geral da UNESCO, Koïchiro Matsuura, e o director do relatório, Kevin Watkins.