14.2.12

Só rendimentos mais baixos não vão perder reembolso de IRS

in Oje

Apenas os contribuintes com rendimentos mais baixos é que vão escapar a uma penalização no reembolso de IRS que vão receber este ano, segundo os cálculos efetuados pela PricewaterhouseCoopers (PwC) para a Lusa.

Em 2011, naquela que foi mais uma medida de austeridade, o Governo aumentou as taxas de IRS em 3,5 pontos percentuais. Mas como este aumento dos impostos já não surgiu a tempo de ser refletido nas tabelas de retenção na fonte mensais, o Governo decidiu que seria feita uma retenção extraordinária que correspondeu ao corte de 50 por cento do subsídio de Natal.

Agora, depois de os contribuintes entregarem as suas declarações de IRS em relação aos rendimentos que auferiram em 2011 (em Março para quem entrega em papel e em Abril para quem faz entrega eletrónica) é que a administração fiscal calculará quem tem reembolso a receber ou imposto a pagar.

Os cálculos feitos pela PwC para a Lusa não deixam, no entanto, dúvidas: para quem beneficiou de um rendimento bruto acima de 1800 euros por mês em 2011 haverá penalização. Dentro destes, os pensionistas são os mais penalizados.