in Jornal de Notícias
Mais de 2.000 representantes de organizações não-governamentais de 95 países, incluindo Portugal, reuniram-se, ontem, em Paris, para debater aspectos da sua actividade e promover a Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinada há 60 anos na capital francesa.
A 61.ª Conferência Anual do Departamento de Informação Pública das Nações Unidas e ONG decorre até amanhã na sede da UNESCO e visa reforçar os esforços da sociedade civil para o respeito e promoção dos direitos humanos, a nível mundial, regional e local.
Na conferência, sob o lema "Reafirmar os direitos humanos para todos: A Declaração Universal aos 60 anos", participam cerca de 600 ONG de todo o mundo, incluindo as portuguesas Assistência Médica Internacional, Fundação de Direitos Humanos Pro Dignitate e Federation Internationale des Femmes des Carrieres Juridiques, com sede em Lisboa.
A relação entre interesses económicos e direitos humanos, o tráfico de mulheres, a igualdade de género, direitos humanos num mundo sem fronteiras, direitos humanos nos media e educação serão alguns dos temas debatidos.