Leonardo Ralha, in Correio da Manhã
O concurso ‘Hip Hop Pobreza Stop’, iniciativa da Fundação Filos que conta com o apoio do CM, da RTP e da RDP, conseguiu mobilizar os jovens rappers e graffiters portugueses, que entregaram 92 criações originais, das quais 74 de rap e 18 de graffiti. O elevado número de candidaturas leva mesmo a que a votação on-line no site do CM, que estava prevista começar amanhã, só terá início na próxima sexta-feira, 12 de Setembro.
A partir dessa data, os utilizadores do site do CM terão duas semanas para definir quem estará presente na grande final do ‘Hip Hop Pobreza Stop’, que terá lugar a 18 de Outubro no Pavilhão Multiusos de Gondomar. Nesse dia, irão actuar 12 candidatos na categoria de rap – quatro representantes do Norte, quatro do Centro e outros quatro do Sul, justamente os mais votados de entre dez semifinalistas de cada área geográfica, que serão colocados ao escrutínio dos utilizadores no site doCM –, tal como outros 12 na categoria de graffiti, também eles os que recolherem o apoio de um maior número de internautas.
Contactado pelo CM, o PadreMaia, presidente da Fundação Filos, disse que o número de candidaturas demonstra que a iniciativa ‘Hip Hop Pobreza Stop’ está a "atingir os objectivos a que se tinha proposto". "Trata-se de uma geração de gente preocupada e atenta, com uma linguagem alternativa, mas que vai ser matéria de reflexão", acrescentou.