9.10.08

Apoios à natalidade multiplicam-se

in Jornal Público

Os bebés que nasçam em Boticas a partir de 2009 vão ter direito a um apoio financeiro de 500 euros, acessível também a quem foi ou ainda venha a ser pai este ano, numa iniciativa ontem anunciada pela autarquia no âmbito de várias medidas para aumento da natalidade naquele concelho. São cada vez mais as autarquias e juntas de freguesia, em Portugal, que atribuem apoios financeiros à natalidade, criando incentivos para o aumento da população, cada vez mais envelhecida.

A Câmara de Vimioso, no distrito de Bragança, foi a primeira em Portugal a apoiar com 500 euros os bebés que nascem no concelho. No distrito de Vila Real, a Câmara de Murça atribuiu um apoio financeiro de 750 euros às crianças que nasçam no concelho, uma medida que foi implementada depois de, em 2002, a autarquia ter instituído um subsídio de dois mil euros dirigido aos casais que se casem e ali se fixem. Em 2007, também as juntas de freguesia de Arroios, concelho de Vila Real, e Provezende, concelho de Sabrosa, anunciaram um apoio financeiro de 250 euros aos bebés ali nascidos. Este ano, a Junta de Freguesia de Lamas de Olo, também no concelho de Vila Real, anunciou um apoio financeiro de 1000 euros a todos os bebés que nasçam na localidade, o maior incentivo atribuído à natalidade por uma autarquia em Portugal.

Segundo o presidente desta autarquia, Domingos Fernandes, será também atribuído um subsídio mensal de 100 euros às crianças até que façam os 10 anos, para ajudar as famílias com a sua alimentação. Lusa