8.11.08

Está cada vez mais difícil conseguir empréstimos

Ana Paula Lima, in Jornal de Notícias

Os bancos em Portugal estão a cortar na concessão de empréstimos à habitação, ao consumo e às empresas, recorrendo ao aumento dos "spreads" e a novos critérios para emprestar dinheiro.

O "Inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito" divulgado ontem pelo Banco de Portugal (BdP), mostra que no terceiro trimestre do ano, os portugueses tiveram mais dificuldade em conseguir empréstimos na banca, do que no trimestre anterior. Ao mesmo tempo, os cinco bancos que participaram no inquérito sentiram uma diminuição da procura por parte das empresas e dos particulares.

Segundo o BdP, a alteração de requisitos por parte da banca para conceder empréstimos traduziu-se "em spreads de taxa de juro mais elevados e num aumento de restritividade das restantes condições contratuais, como sejam o encurtamento da maturidade de novos contratos, a redução dos montantes concedidos e do rácio entre o valor do empréstimo e da garantia". A lista de novas condições para emprestar dinheiro continua com maiores exigências nas garantias solicitadas, maiores comissões "e outros encargos não relacionados com as taxas de juro e a imposição de outras condições contratuais não pecuniárias mais apertadas", refere o BdP.

A crise que se vive nos mercados financeiros está por trás dos novos critérios da banca que enfrenta a falta de liquidez nos mercados e a consequente subida dos custos de financiamento. Para os últimos três meses do ano não se espera melhorias. A banca prevê restringir ainda mais os critérios de concessão de empréstimos à habitação e para as empresas, mas também no crédito ao consumo. Para todos os segmentos são esperadas quedas na procura no quarto trimestre.