9.2.12

Câmara de Lisboa reactiva plano de contingência para os sem-abrigo Centro no Areeiro vai dar comida e dormida.

in RR

A partir desta quinta-feira, a autarquia de Lisboa volta a disponibilizar o Pavilhão Desportivo do Casal Vistoso, junto ao Areeiro, para acolher os sem-abrigo da cidade, devido à previsão de descida da temperatura.

"O vereador Manuel Brito, responsável pelo Serviço Municipal de Protecção Civil da Câmara de Lisboa, accionou hoje às 11h00 o Plano de Contingência para a População de Rua perante Ondas de Frio, face às previsões do Instituto de Meteorologia que apontam para uma descida acentuada das temperaturas nas próximas horas", refere um comunicado da autarquia.

Fonte do pelouro do Desenvolvimento Social explicou, em declarações anteriores, que este plano é automaticamente decretado entre 1 de Novembro e 31 de Março, ficando em estado de latência, e é activado sempre que as previsões meteorológicas apontem para um período de descida abrupta das temperaturas durante dois ou mais dias. Já na semana passada a câmara tinha determinado a sua activação.

Em quatro pontos da cidade - junto às estações do Metro dos Restauradores, Intendente e Saldanha e junto à fachada principal da estação de comboios de Santa Apolónia - estarão equipas de rua que vão encaminhar os sem-abrigo para o Pavilhão Desportivo do Casal Vistoso, onde serão distribuídos agasalhos e refeições quentes, bem como disponibilizadas dormidas.

Em Lisboa a situação de aviso de frio ocorre quando os valores diários de temperatura mínima se apresentem inferiores ou iguais a três graus, ao longo de dois ou mais dias consecutivos.