9.2.12

Cerca de cinco mil identificados - Loures distribui equipamentos para ajudar idosos que vivem sozinhos

in Público on-line

A Câmara de Loures vai distribuir até ao fim do mês uma centena de aparelhos de teleassistência para ajudar idosos que vivem sozinhos, disse a vereadora da Acção Social.

O serviço de teleassistência para idosos consiste na disponibilização de um sistema com um “botão de pânico” incorporado num telefone e num pendente que pode ser colocado ao pescoço. Quando premido o botão, é feita uma chamada de urgência para os bombeiros.

A vereadora Sónia Paixão explicou que a instalação destes aparelhos vai ser feita numa primeira fase em casa de idosos residentes nas freguesias de Loures, Lousa, Camarate, Moscavide e Santo António dos Cavaleiros, mas a autarquia pretende estender às restantes até ao final do ano.

“Inicialmente iremos instalar este serviço nestas cinco freguesias porque foram aquelas onde detectamos mais casos de idosos que vivem sozinhos e com um rendimento inferior ao salário mínimo, mas queremos que até ao final do ano ele abranja todo o concelho”, perspectivou a autarca.

Sónia Paixão referiu que a autarquia de Loures tem sinalizados até ao momento cerca de cinco mil idosos a viver em situação de isolamento no concelho, mas alertou que esse número pode ser bastante superior.

“Os números de que dispomos dizem respeito àqueles idosos que foram identificados pelas instituições da Segurança Social, mas até ao fim deste mês iremos enviar um inquérito às juntas de freguesia para que seja possível actualizar estes dados”, apontou.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, no município de Loures residem 35.595 idosos (com 65 ou mais anos), o que equivale a 17,5% da população.

No que respeita ao número de idosos que vivem sozinhos em casa, as freguesias que registam mais casos são as de Loures (2.567), Moscavide (2.475) e Sacavém (2.141).