2.2.12

Dez erros a evitar quando faz ou envia o seu currículo

Miguel A. Pinto, Dinheiro Vivo

Regra geral, um empregador não gasta muito mais de 30 segundos da primeira vez que olha para um currículo. Só mais tarde o vai examinar em detalhe. Por isso, a primeira impressão é fundamental para quem envia uma candidatura a um posto de trabalho. O Dinheiro Vivo deixa-lhe aqui dez dicas sobre coisas a evitar quando faz e envia o seu currículo.

1. Tenha particular atenção a gralhas ou erros gramaticais. A primeira impressão é essencial. Um documento com erros vai levar um potencial empregador que o candidato em causa é descuidado e pouco interessado. Leia com atenção antes de imprimir e enviar.

2. Não faça correcções ou acrescente notas. O currículo deve estar impecavelmente dactilografado. Escrever à mão, um documento mal formatado ou mal impresso vão causar má impressão. Peça ajuda se tiver dificuldades. O lay-out pode fazer toda a diferença. Procure modelos na internet.

3. Não se esqueça da carta de apresentação. Muitos currículos são enviados sem a indicação do posto a que se está a candidatar e acabam esquecidos numa qualquer secretária. Deve ser concisa e fortemente orientada para as responsabilidades, em detrimento dos resultados. Veja aqui como.

4. Não forneça a sua história salarial nem quanto pretende ganhar. Se isso lhe for pedido, deve estar na carta de apresentação, não no currículo.

5. Não minta sobre os seus antecedentes profissionais. A generalidade dos empregadores vai pedir informações para verificar a sua experiência laboral para o cargo a que se candidata. Também não seja exaustivo. Não precisa de incluir todos os trabalhos que fez até agora. Mantenha-se focado no que pode ser uma mais valia para o cargo que ambiciona.

6. Evite incluir dados pessoais como a etnia, a idade, o peso ou o estado civil. As fotos também são de excluir. Saiba aqui porquê.

7. Não inclua a frase “dá-se referências se solicitadas”. Inclua-as sempre, mas de uma forma organizada. Saiba aqui como.

8. Não dobre, agrafe ou cole o seu currículo. Para o enviar por correio escolha um envelope suficiente grande para que chegue ao destino impecável.

9. Nunca utilize o fax, e-mail ou envelopes do actual local de trabalho apara enviar um currículo. Faça-o a partir de casa, utilize os computadores de um cybercafé ou, simplesmente, dirija-se a uma estação de correios.

10. Finalmente, não encha o seu currículo de informação. Como ficou atrás dito, o potencial empregador vai, inicialmente, deitar uma rápida vista de olhos ao documento. Se não estiver bem organizado e com a informação essencial bem visível, talvez não seja lido outra vez. Evite que o seu currículo tenha mais do que duas páginas.