2.2.12

Especialistas debatem respostas sociais da Igreja

in Agência Ecclesia

Iniciativa do Programa ECCLESIA reúne Bagão Félix e Bruto da Costa, que dão a conhecer posição das estruturas católicas face a problemas como a pobreza e o desemprego

O programa ECCLESIA começa hoje, na RTP2, um ciclo de debates dedicado à Doutrina Social da Igreja, para dar a conhecer a posição das estruturas católicas sobre problemas como a pobreza e o desemprego.

De acordo com um comunicado do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS), enviado à Agência ECCLESIA, o debate inicial, marcado para esta tarde, às 18 horas, vai contar com a presença de António Bagão Félix, antigo ministro das Finanças e atual membro do Conselho de Estado.

Na mesma mesa irá estar Alfredo Bruto da Costa, presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, que desempenhou o cargo de ministro da Coordenação Social e dos Assuntos Sociais.

Os dois responsáveis vão começar por abordar temas relacionados com a natureza da Doutrina Social da Igreja, o destino universal dos bens, o princípio da subsidiariedade e o mundo do trabalho.

Uma reflexão que, para o SNCS, ganha “atualidade crescente no contexto de crise social e económica que Portugal atravessa” e que vai continuar ao longo das próximas semanas, com o contributo de “economistas, sociólogos, políticos e teólogos”.

Para além desta rubrica, o programa ECCLESIA iniciou em janeiro de 2012 um espaço que assinala os 50 anos do Concílio Vaticano II.

Em cada terça-feira, o contexto histórico dos anos 50 e 60 onde germinou a ideia da convocação do Concílio e as memórias dos que viveram esses acontecimentos serão apresentados neste programa da RTP2.

A grelha de programação semanal do Programa ECCLESIA inclui também uma rubrica sobre História da Igreja ("O Passado do Presente"), em cada quinta-feira, apresentada desde 1998 por D. Manuel Clemente, historiador e atual Bispo do Porto.

A emissão de segunda-feira deste programa apresenta uma entrevista/debate sobre temas da atualidade e, em cada sexta-feira, analisa os textos bíblicos da liturgia do domingo seguinte.

O Programa ECCLESIA integra o tempo de emissão das confissões Religiosas na RTP2 (“A Fé dos Homens”), em antena desde 15 de setembro de 1997, da responsabilidade editorial do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais.

Os conteúdos emitidos de segunda a sexta-feira na RTP2 estão disponíveis também on line na página do Programa Ecclesia e em MyEcclesiaTV.

SNCS/JCP